segunda-feira, 20 de abril de 2009

Mensagem do Senhor Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva por ocasião do III Congresso da ABLGT

"Senhoras e Senhores, Impossibilitado de atender o amável convite formulado pela AssociaçãoBrasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, envioaos participantes deste congresso minha saudação e algumas palavras deânimo e incentivo.
Reafirmo o que todos os aqui presentes já sabem: eu e meu governo somosfrontalmente contrários a toda a forma de preconceito e discriminaçãocom base em diferenças de origem, de etnia, sexo, credo, religioso,convicção política, orientação sexual e identidade de gênero. A
Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República tem trabalhadoativamente nesse sentido, e até o final de nosso mandato continuaremos a trilhar esse caminho.
Tem meu apoio tanto a luta das organizações LGBT pelo respeito àsdiferenças, especialmente à orientação sexual e à identidade degênero, como as iniciativas parlamentares que as reforcem. Vocês comcerteza estão lembrados de que foi nosso governo que convocou a IConferência Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis eTransexuais, à qual compareci e onde me dirigi aos que lá estiverampresentes.
Naquela oportunidade, eu disse-lhes que só há um modo de a sociedadereconhecer os direitos e a dignidade do segmento LGBT: é cada vez maisbrigar; é cada vez mais andar de cabeça erguida; é cada vez mais lutarcontra o preconceito; e cada vez mais denunciar as arbitrariedades. Somenteassim a gente vai conquistar a cidadania plena e poder, todo o mundo,construir este país sem preconceitos.
Sei muito bem que, por minha atitude de apoio à luta de vocês, eu tambémtenho sido alvo de preconceito, de resistências. Alguns setores atrasadose ao mesmo tempo hipócritas – já propus a criação do Dia de Combateà Hipocrisia – têm criticado nosso governo por apoiar iniciativas quecriminalizam palavras e atos ofensivos à homossexualidade. Isso não temimportância. Continuarei – com o apoio de todo o Governo – a manteressa atitude.
Essa luta continua. Estou certo de que neste congresso serão discutidos
vários temas que lhes interessam e que, no fundo, também interessam aorestante da sociedade. Desejo que as propostas que resultarão dos debates aqui travados contribuam, concretamente, para o avanço do respeito aosdireitos de todos os cidadãos, independentemente da orientação sexual eidentidade de gênero. Afinal, somos todos brasileiros e a ConstituiçãoFederal é clara: todos são iguais perante à Lei.
Recebam todos meu fraternal abraço.” Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário